O conceito de ficha

Cada cidade tem seus regionalismos e suas palavras únicas. Aqui no Rio um conceito muito usado é o de ficha. E há pouco tempo descobri que o conceito não é disseminado entre as pessoas, principalmente entre os gringos que vivem aqui. O que é ficha exatamente?

Bom, muitas vezes a pessoa responsável por receber o dinheiro em um restaurante ou bar é diferente da pessoa que entrega a comida ou a bebida. Quantas vezes vocês já chegaram no balcão, pediram algo e a pessoa respondeu “tem que pegar ficha primeiro”? O uso mais básico de ficha é esse: você paga de um lado do balcão, pega a ficha e entrega do outro lado do balcão para a pessoa que vai recolher a ficha e te entregar o produto que você comprou. Nesse caso a ficha pode ser a própria notinha ou um papel com o que você comprou (exemplo: salgado + refresco).

Pois bem, eis que nós, cariocas aprimoramos o uso de ficha. Com o tempo percebeu-se que receber dinheiro, dar troco ou passar a maquininha do cartão leva mais tempo do que entregar uma cerveja. Com isso, as filas para o caixa são sempre maiores do que as filas para a bebida. Qual é a solução carioca para isso? Quando você for ao caixa, deixe logo pago por 3 ou 4 do que for consumir. Ao invés de entrar na fila diversas vezes para pagar por uma cerveja, você entra na fila uma vez e paga por três cervejas. Para que elas não esquentem, o caixa vai te entregar três fichas de cerveja, ou três vale cerveja, ou como preferir. Este pedaço de papel pode ser trocado no bar a qualquer momento por uma cerveja.

Genial?

Não é difícil. A partir de agora, em todo o lugar com fila no caixa, já perguntem logo “tem ficha, tia?”

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: