Forte de Copacabana

A Praia de Copacabana acaba no Forte de Copacabana. Construído no fim do século XIX para impedir a aproximação de navios da Baia de Guanabara. E em 1914, quando iniciou a operação, era a mais poderosa fortificação da América Latina. Um dos episódios mais relevantes do Forte foi em 1922, quando o Rio ainda era capital, e 17 militares e 1 civil reivindicaram o fim das oligarquias (queda da República Velha). Os 18 do forte, como ficaram conhecidos, marcharam em direção ao forte em meio ao tiroteio aberto pelos militares. A Wikipédia tem uma boa versão resumida da história.

O importante é que hoje este é um dos lugares mais bonitos para passear num dia sem chuva com temperatura amena. Vamos falar do Forte de Copacabana de hoje em dia.

Para entrar no Forte de Copacabana é cobrada uma entrada no valor de R$6. Estudante e idoso paga meia. O importante é que só pode ser pago em dinheiro. O estacionamento não é aberto ao público. E o funcionamento é de 10h às 20h (mas as áreas de exposição só funcionam até 18h).

Lá dentro temos parte gastronômica e a área para visitação.

A famosa Confeitaria Colombo tem uma filial, o Café do Forte. Ou seja café da manhã com uma das vistas mais bonitas do mundo. A fila é enorme, como vocês imaginam, mas, como eles usam o sistema Usit, é só colocar o nome na lista e aguardar um SMS para ser chamado. Enquanto isso, dá para usar o tempo para passear pelo Forte.

Recomendo o café da manhã de lá que é delicioso, com cestinha de pães, iogurte, granola, torrada e biscoitinhos. Também adoro os sanduíches, principalmente o Marítimo.

Mais a frente está o Café 18 do Forte. Também com vista a vista maravilhosa. Nunca comi lá porque sempre prefiro a Colombo, mas dizem que é muito gostoso também. Vale para quem quer algo mais próximo de refeição e menos de lanche.

Para passear, o Forte tem antigos canhões que levam as crianças à loucura. Também duas salas de exposição, uma delas com a história do Forte. E o mais legal mesmo é ir lá na parte de cima ver a vista que vai do centro à praia do Diabo, no Arporador.

É programa para uma manhã deliciosa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Forte de Copacabana fica na Praia de Copacabana.

Para chegar: Metrô até Cantagalo ou até a General Osório. (eu iria até a General Osório e viria caminhando pelo Arpoador.

Ônibus: os que passam pela Praia de Copacabana, Arpoador, Barata Ribeiro ou Nossa Senhora de Copacabana. Descer no ponto da Rainha Elizabeth ou último ponto da Praia. Atenção, no domingo a pista da Praia de Copacabana fecha para lazer.

Onde fica:


 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: